quinta-feira, 26 de março de 2009

AÇÃO PÚBLICA CONTRA PROGRAMA "SE LIGA BOCÃO"

Não é possível que a sociedade organizada permita que o programa "Se liga bocão", exibido pela TV Itapoan da Bahia, vá ao ar. Hoje, 10 de março de 2009, foram exibidas cenas de tortura. Um jovem era queimado com uma faca quente, enquanto o apresentador, Zé Eduardo, dizia que aquilo serviria de exemplo para aqueles que usam droga ou não respeitam os pais. uma ação pública contra o programa "Se liga bocão", assinada por pessoas e entidades de direitos humanos.

Não é possível que se chame isso de Jornalismo, quando a essa profissão cabe a defesa dos direitos, das leis, e do público. A imprensa não pode agir acima das leis nacionais e internacionais.

A tortura é um crime, rechaçado por tratados internacionais assinados por quase todos os países do mundo.

Recentemente o presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama,
reconheceu os crimes de tortura, entre outros, cometidos na prisão de
Guantánamo, em Cuba, uma base avançada dos Estados Unidos e decretou o
seu fim, o que acontecerá dentro de um ano. Os Estados Unidos que já
foram o grande mentor e exportador de técnicas de tortura para todo o
continente americano hoje reconhece a desumanidade desse ato.

Não é possível permitir a violação constante aos direitos humanos praticada
pelo programa "Se liga bocão".

Os presidiários e todos aqueles que cometeram qualquer crime são tratados como bichos que devem ser exterminados. O apresentador faz uma apologia à pena de morte. Deve-se lembrar que o Brasil não permite, em suas leis, a pena capital. Mais uma vez ele opera acima da lei. Só não opera acima da "lei" da prática policial cotidiana: o extermínio de negros pobres, sem julgamento. Zé Eduardo emite sons de tiros, todos
endereçados a essas pessoas.

E quem são essas pessoas? No caso de Salvador, trata-se de jovens negros, pobres, moradores das periferias que cometeram algum ato tipificado como criminoso, ou simplesmente jovens negros que perambulam sem trabalho e sem formação pelas periferias. Racista, racista, racista até o último minuto.

Não é possível construir um estado sem lei na mídia, um estado que passa por
cima de todos os direitos conquistados ao longo dos últimos 50 anos. Um
programa racista, xenófobo, homofóbico... Temos que lembrar de todos os que
morreram pelas pequenas garantias que temos hoje antes de ligar a televisão
e grudar o olho um minuto sequer diante desse programa.

Márcia Guena
marciaguena@gmail.com
texto retirado do blog: http://bahiadefato.blogspot.com

Um comentário:

Unknown disse...

É muito triste ver nosso povo, sendo agredido diariamente. Além da apologia a violência que é tecida pelo programa Se Liga Bocão, onde o apresentador super valoriza a violência das policias militares e civis que se sentem no poder de espancar e matar o suspeito, que em sua totalidade são os nossos jovens: afrodescendentes, desempregados, desculturado e jogado nas ruas de nossa cidade. Será que em toda essa chacina que esta acontecendo no subúrbio de nossa cidade os assassinados são criminosos? Qual a lei que atribui a um policial o direito de tirar a vida de um ser humano?
Hoje em nosso subúrbio vivemos com muito medo, mais medo dessa policia que já chega nos mandando ficar na parece e metralhando o nosso povo. É realmente lastimável que a maioria da população aprecie esse tipo de programação.

Um abraço de luto, por nosso povo
Aline Carla Queiroz.